Compliance efetivo

Boletim Compliance – Edição 1 – Maio/2020

Para que o Programa de Compliance promova a governança corporativa e se torne um mecanismo de aprimoramento da atividade é essencial que não seja meramente formal. Por isso, estamos nos dedicando para consolidar um programa efetivo na Fecomércio SC, que afete positivamente o dia a dia da equipe e a saúde da organização.

Existem ferramentas que auxiliam no cumprimento das diretrizes estabelecidas com o intuito de dar integridade à Fecomércio SC. Este boletim é uma delas e, a partir de agora, vamos elaborar conteúdos mensais para promover a disseminação das rotinas de compliance entre nossos colaboradores, dirigentes e Conselho.

Além do boletim, estimulamos o contato entre colaboradores, diretores e conselheiros e o comitê de compliance por meio do canal de confiança, que está ativo na aba Compliance do site da Fecomércio SC:

Vamos ter a oportunidade de tratar de cada ferramenta de compliance nos boletins futuros, mas nesta edição o foco será no canal de confiança, desenvolvido exclusivamente para colaboradores, diretores e conselheiros.

Para fazer o relato é essencial a inclusão da senha de desbloqueio do formulário. A senha foi criada para restringir o público que terá acesso ao canal e  será alterada mensalmente na reunião ordinária do comitê de compliance. A cada alteração será enviada uma notificação aos usuários com a nova senha.

O relato deve feito seguindo as diretrizes que constam no canal:

As coordenadas devem ser seguidas pelo autor do relato para que o Comitê de Compliance possa viabilizar o processamento e análise dos fatos. Os reportes inscritos no site e disponibilizados nas urnas serão coletados e analisados mensalmente em reunião do Comitê.

O canal pode ser acessado anonimamente, o que garante ao autor anonimato e segurança para fazer o relato sem temor de identificação e retaliação. A Federação conta também com canais físicos- as urnas do compliance estão disponíveis nos banheiros masculino e feminino.

A ferramenta  não serve apenas para reportar um fato contrário ao Manual, mas pode ser utilizado também para fazer sugestões de iniciativas que deem efetividade ao programa, relatar como está sendo a incorporação das regras, para tirar dúvidas quanto a melhor maneira de proceder em situações concretas que possam ser comprometedoras ou na própria interpretação das regras descritas no Manual.