Importância do programa de compliance no meio empresarial

Boletim Compliance – Edição 14 – Julho/2021

compliance é uma técnica de governança corporativa voltada à diminuição de riscos jurídicos. Mas, para além desta finalidade, você sabe quais benefícios o compliance pode gerar para uma organização?

Com o compliance, as organizações empresarias conseguem dispor de um controle dos riscos presentes nas atividades que praticam, de modo a manejá-los e mitigá-los com responsabilidade. Um bom programa de compliance permite o refino de sua cultura interna, tornando orgânica a valorização da conformidade e da integridade.

compliance também permite a organização e assertividade de suas decisões, uma vez que as suas normas podem servir como guia para escolhas em ações empresariais.

Confira o manual de Compliance da Fecomércio SC

Outro benefício é o aumento da reputação no mercado. A Coca-Cola, por exemplo, após período desenvolvendo e lapidando seu programa de compliance, tornou-se referência em responsabilidade social:  refinou seus métodos de proteção ao meio-ambiente e respeito à legislação ambiental, estabeleceu novas políticas de contratação e desenvolveu programas sociais, como o “Coletivo Jovem”, para inserir jovens de classe baixa no mercado de trabalho.

Outro benefício é o estímulo de boas-práticas entre gestores e colaboradores, não apenas coibindo ações não conformes, mas aumentando o impacto positivo na vida de integrantes, parceiros e clientes.  E é nesse ponto que queremos focar, principalmente aqui na Fecomércio SC, no sentido de como o compliance pode auxiliar o desenvolvimento de um ambiente laborativo ainda melhor!

> Questionamentos e denúncia de desconformidade na organização podem ser feitas por meio do Canal de Confiança.