Pilares da governança corporativa

Pilares da governança corporativa

Boletim Compliance – Edição 16 – Setembro/2021

Em diversas oportunidades tratamos o compliance como uma técnica de aprimoramento da governança corporativa. Mas, você sabe o que é a governança corporativa e porque ela se faz importante para as organizações?

Governança corporativa nada mais é o que o sistema de direção, monitoramento e incentivos, envolvendo o relacionamento entre todos os agentes da organização, de modo a traduzir os princípios, valores e missão de uma organização, tornando-a perene e sustentável.

A governança corporativa protege o interesse de todas as partes envolvidas na organização, otimizando seu desempenho e melhorando o modelo de gestão da organização através de uma estrutura que promova mecanismos de controle que organizem os direitos de decisão dos diversos agentes envolvidos, bem como os procedimentos necessários para alterá-los.

Confira o manual de Compliance da Fecomércio SC

Os sistemas de governança corporativa podem ser avaliados a partir de alguns princípios, que ajudam a organização a alcançar seu objetivo, sendo eles: accountability, transparência, equidade e responsabilidade corporativa.

De modo resumido, a accountability prescreve que os agentes da corporação devem prestar contas acerca de sua atuação; a transparência promove a disponibilização para as partes interessadas de informações necessárias à consecução dos objetivos da organização; a equidade recomenda que a organização possua tratamento isonômico entre as diversas categorias de agentes que compõem a organização; e a responsabilidade corporativa incentiva que a organização vise sua sustentabilidade e perenidade, através de instrumentos e ferramentas que sejam independentes de pessoas.

Esses são também os pilares que o compliance visa promover na Fecomércio SC. O Comitê está à disposição para receber reportes/comunicações e analisá-los – em governança – através do Canal de Confiança.

Compartilhar este post